Blog Visitar Portugal

Home

Para o menu | Para a pesquisa

Ir para "Visitar Portugal" (www.visitarportugal.pt)

Etiqueta - exposição pública

Feed RSS para entradas Feed RSS para comentários

Pelourinho, um sinal concelhio

, 07:20

Um Pelourinho, ou Picota, é uma coluna de pedra que normalmente era construída para comemorar a elevação de uma localidade a sede de concelho. Estando exposto num local público, como uma praça central da vila ou junto da Câmara Municipal, era o local onde eram expostos os condenados e os criminosos.

Pelourinho de Azambuja
Pelourinho de Azambuja, com a base em degraus,
o fuste e o capitel sobre as barras de sujeição


A forma típica de um pelourinho é uma coluna ou fuste, lisa ou estriada, cilíndrica ou prismática, que assenta sobre uma base. Esta base é habitualmente composta por um ou mais degraus. Sobre a coluna assenta o capitel também feito em pedra, das mais diversas formas, desde uma simples esfera até pequenas gaiolas bastante elaboradas e muitas outras formas.

Abaixo do capitel estavam 4 ganchos, que ainda existem em muitas destas construções. Nestes ganchos eram presos os delinquentes, que ficavam ali durante muito tempo para exposição pública e escárnio de quem passava.

Até ao século XV terá havido inclusivamente execuções nos pelourinhos, com o que faziam um espetáculo ao qual assistia toda a população. Após este século era costume os condenados serem expostos no pelourinho e depois levados para a forca onde eram executados.

Em Portugal existem pelourinhos em quase todos os concelhos, e até mesmo mais de um em cada concelho. Muitas localidades foram elevadas a concelho, recebendo o seu pelourinho, mas entretanto perderam o seu estatuto.

Dado o pouco interesse histórico anterior ao século passado, muitos pelourinhos foram desmontados sendo as suas peças utilizadas para outro fim, ou até mesmo desaparecendo. Alguns foram reconstruídos, ou com as peças originais ou com as peças reconstruídas.

Houve também muitos que foram destruídos no século XIX pelos liberais, por serem considerados símbolos da tirania.

pelourinho-1.jpg
Pelourinho de Burgo,
Arouca
cruzeiro-de-sao-joao.jpg
Cruzeiro de São João,
Castelo Branco
obelisco.jpg
Obelisco de Vila Real
de Santo António


Não se pode confundir pelourinhos com cruzeiros ou com obeliscos. Enquanto o pelourinho era um símbolo concelhio, um cruzeiro é uma coluna terminada em cruz, um símbolo cristão. Um obelisco é uma coluna habitualmente prismática quadrada, erigida para comemorar um acontecimento importante na localidade.

Na página dos Pelourinhos em Visitar Portugal mostra-se alguns exemplos de pelourinhos.