Blog Visitar Portugal

Home

Para o menu | Para a pesquisa

Ir para "Visitar Portugal" (www.visitarportugal.pt)

Rio de Onor e Rihonor de Castilla, aldeias vizinhas e irmãs

, 07:06 - Link permanente

Vista da Aldeia
A aldeia e o rio
Rio de Onor - Uma aldeia do concelho de Bragança.

Há pouco tempo estivemos a viajar pelo concelho de Bragança, e esta foi uma das aldeias visitadas. Aliás tem que ser. Qualquer passeio pelo concelho de Bragança tem forçosamente que incluir uma visita à aldeia mais internacional do país, Rio de Onor.

Ao chegarmos à aldeia temos mesmo que deixar o carro no parque de estacionamento que existe ali à entrada. Embora seja possível entrar na aldeia com o carro, não é recomendado. Primeiro porque os habitantes ou visitantes andam pelas ruas à vontade, sem necessidade de se preocuparem com o trânsito, segundo porque a pé podemos aproveitar bem e ver com calma tudo o que nos aparece na frente. E vale a pena!


Casas de Rio de Onor
Casas da aldeia


Nesta aldeia o tempo parece ter parado. Nas casas antigas ainda se vê em muitas o típico das casas de aldeia, o andar superior para os habitantes e o andar térreo, ao nível da rua, para guarita dos animais. Embora muitas tenham sido transformadas em habitação nos dois pisos, em muitas outras ainda se nota esta distinção.

A aldeia de Rio de Onor é vizinha da aldeia espanhola Rihonor de Castilla. Aliás, não se pode dizer que seja vizinha. As duas aldeias formam uma única, que distinguem como sendo Rio Onor de Cima e Rio Onor de Baixo. O rio que as separa, embora com o nome de Contensa, é mais conhecido pelo nome de Rio Onor. Em Espanha é conhecido como rio Fontano.


rio-2.jpg
Rio Onor, lado espanhol


O convívio entre as populações das duas aldeias sempre foi uma constante, não se considerando como duas aldeias em dois países diferentes mas sim como uma única. Qualquer dos habitantes de uma das aldeias vai visitar ou comprar o que necessita à outra aldeia. Todos os habitantes falam indiferentemente português ou castelhano, ouvindo-se ainda o quase extinto dialeto rionorés.

Alguns dos habitantes tanto de um lado da fronteira como do outro cultivam terras no lado oposto. Há um rebanho único de cerca de 300 ovelhas e 100 cabras que pertence a ambas as aldeias e que pasta indiferentemente num país ou no outro, em pastos comunitários.

Mesmo antes da década de 1990, quando havia controle de fronteiras, ali passavam de um lado para o ouro sem qualquer problema, conforme nos contou uma habitante local.

fronteira-1.jpg
Local da fronteira


Curiosamente, enquanto estávamos no ponto onde se vê a marca da fronteira dos dois países, conversámos com uma habitante espanhola que ali, naquele mesmo local da separação dos países, aguardava a chegada do carro de pão português.

igreja-3.jpg
Igreja de Rio de Onor
igreja-espanha-1.jpg
Igreja de Rihonor de Castilla


Cada uma das aldeias tem a sua igreja matriz, sendo no entanto semelhantes uma à outra.

Veja mais informações sobre Rio de Onor em Visitar Portugal

Adicionar um comentário

O código HTML será mostrado como texto e os endereços web serão convertidos automaticamente.

Eles escreveram no mesmo tópico

URL para trackback : https://blog.visitarportugal.pt/index.php?trackback/11

Feed dos comentários desta entrada